Brasileiros estreiam no Mundial de Bobsled no two-man

8 de março de 2025
Edson Bindilatti e Edson Martins no Mundial de bobsled

Edson Bindilatti e Edson Martins (Foto: Beto Noval/CBDG)

Começou a disputa do bobsled no Mundial de Bobsled e Skeleton de 2025 em Lake Placid, nos Estados Unidos. Após o resultado histórico de Nicole Silveira no skeleton feminino, chegou a vez dos trenós brasileiros competirem no two-man. Após as duas primeiras baterias da competição, Edson Bindilatti e Edson Martins fecharam o dia na 19ª posição, enquanto Gustavo Ferreira e Rafael Souza estão no 26º lugar.

Apesar dos mais de 20 anos de experiência e cinco participações em Jogos Olímpicos, esse é apenas o segundo Mundial de Bobsled de Edson Bindilatti. Ele foi para a disputa do two-man com o xará Edson Martins, que há anos é o seu breakman no trenó para duas pessoas. Na primeira descida, a dupla conseguiu um bom push, enquanto Bindilatti demonstrou uma boa pilotagem para ganhar alguns centésimos de segundo na parte final da pista. Eles fizeram um tempo de 56s21 para fechar a bateria no 21º lugar.

Na segunda rodada, os brasileiros fizeram uma descida muito limpa, com direito à quinta melhor velocidade máxima no geral, com 131.72 km/h. Com um tempo total de 56s37, Bindilatti e Martins fecharam o dia com um total de 1min52s58. Eles ficaram empatados no 19º lugar com um dos trenós da Itália.

Fazendo sua estreia no Mundial Adulto, Gustavo Ferreira desceu a pista de Lake Placid tendo Rafael Souza como seu breakman. Apesar de alguns erros no começo da primeira descida, Eles completaram o percurso em 56s65, terminando a bateria inicial na 26ª colocação. Na segunda descida, Gustavo e Rafael anotaram 56s84 para um total de 1min53s49, mantendo a posição da rodada anterior.

Gustavo Ferreira e Rafael Souza no Mundial de Bobsled em Lake Placid

Gustavo Ferreira e Rafael Souza (Foto: Beto Noval/CBDG)

Até o momento, o pódio é 100% alemão. A liderança após duas descidas é de Francesco Friedrich e Alexander Schüller, com um total de 1min49s75. Os atletas voltam à pista de Lake Placid neste domingo para as duas descidas finais. Vale lembrar que apenas os 20 melhores trenós participarão da rodada final para decidir as medalhas.

Recomendados:

14/11/2025

Patinação Artística: juízes e especialistas concluem processo de capacitação no México

Juízes e especialistas brasileiros participaram de uma capacitação durante o “3rd Latin American Regional Interclub Figure Skating Competition”, disputado em Mérida, no México, neste mês. No total, cinco brasileiros puderam concluir a capacitação Latino-Americana durante o evento. Com apoio da área de Desenvolvimento da União Internacional de Patinação (ISU), especialistas técnicos e juízes passaram por… Leia mais »

Ler mais

05/11/2025

CBDG participa de curso avançado de gestão esportiva em inciativa do Comitê Olímpico Internacional

A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo participou, entre os dias 29 de setembro e 03 de outubro, do módulo 1 do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE). A ação é uma iniciativa da Solidariedade Olímpica Internacional (SOI), do Comitê Olímpico Internacional (COI), realizada no Brasil pelo Comitê Olímpico do Brasil, através da área de… Leia mais »

Ler mais

04/11/2025

“Visiting ISU Coach”: projeto traz renomado treinador à Arena Ice Brasil

Julian Yee foi o convidado de ação realizada pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo, em parceria com a União Internacional de Patinação (ISU)

Ler mais